sábado, 20 de agosto de 2011

Eu limpo, tu limpas, ele limpa, nós limpamos.

Andei vendo/ ouvindo uma campanha do GDF sobre limpeza. Dizia que em ambientes limpos era mais impróvavel encontrar pragas, insetos, etc. Não dei muita atenção.
Contudo, ontem, ao buscar minha irmã na faculdade, ela me mostrou um panfleto falando de um evento que vai ter em Brasília: o Limpa Brasília. 
Trata-se de um dia (domingo, 21 de agosto) onde nós, lindos moradores, nos juntaremos pra arregaçar as mangas e... catar lixo! Achei super inovador, nunca vi algo parecido em nenhum lugar. 
Sei que muita gente já deve estar torcendo o nariz e resmungando algo como "é pra isso que pagamos impostos altíssimos", mas tem que ter visão, gente! Não é o simples ato de catar lixo na rua. É se valer do contrasenso do "SÓ EU catar/ não jogar lixo na rua não é o suficiente". Sabe aquele clichezão "se cada um fizer a sua parte (...)"? Então, alguém se mobilizou pra todos fazerem a sua parte ao mesmo tempo e tornar o efeito mais visível. 
Além de juntar a sujeira dos outros (porque acredito que a maior parte dos que se mobilizarão não joga lixo no chão), num ato de humildade, ainda daremos exemplo pras pessoas pararem de jogar. Quem gosta de viver numa cidade suja? Isso porque eu acho que Brasília ainda é bem limpinha comparando com umas outras... 

Claro que não é porque vai haver esse mutirão que a cidade vai ficar limpa pra sempre, ou que vão começar a fazer disso um evento semanal, mas eu achei muito legal o apelo e os meios de que eles se utilizaram.  É a oportunidade de olharmos pra cidade como um bem NOSSO, de cada um e desenvolver o senso de coletividade o sentimento e zêlo pelo que é nosso.  O negócio é fazer disso um hábito.


DO INCENTIVO


Como todos sabemos, o ser humano gosta de trabalhar com trocas e incentivos. Para isso o evento contará com um show ao final, ao qual os participantes que tiverem inscritos poderão assistir. Se inscrever é grátis, é só ir no site. Vou deixar no ar quem vai se apresentar no show, pra vocês criarem curiosidade e entrarem no site.


Imagem do site do Limpa Brasil, evento
 que engloba o Limpa Brasília e outros em outras cidades.



E aí, quem tem coragem?!


2 comentários:

  1. Só não vale joga latinha de cerveja no chão depois do show ;)

    Bem legal a iniciativa. Gostei. E se não me engano, a primeira vez que "Limpa Brasília" está no sentido literal, e não político...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa iniciativa!! E concordo com a parte em que disse:" juntar a sujeira dos outros"!!! Bjoss

    ResponderExcluir

Não se reprima: