terça-feira, 12 de março de 2013

Contraste

Uma vez um amigo postou essa foto da Terra e de Saturno, junto com esse texto e eu acabei revendo hoje. Achei legal compartilhar.



"Desse ponto de vista distante, a Terra não pode parecer de qualquer interesse particular. Mas para nós, é diferente. Olhe novamente para o ponto. É aqui. É a nossa casa. Somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, de quem já ouviu falar, todo ser humano que existiu, viveu a sua vida aqui.

O agregado da nossa alegria e sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e plebeus, cada jovem casal apaixonado, cada mãe e pai, criança esperançosa, inventor e explorador, cada professor de moral, cada político corrupto, cada "superstar", cada "líder supremo", cada santo e pecador na história da nossa espécie, viveu ali - num grão de poeira suspenso num raio de sol.

A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração de um ponto. Pense nas crueldades infinitas cometidas pelos habitantes de um canto desse ponto contra os habitantes mal distinguíveis de algum outro canto, em seus frequentes desentendimentos, como famintos são em matar uns aos outros, em suas manifestações de ódio.

Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo, são desafiadas por este ponto de luz pálida. Nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, em toda essa imensidão, não há nenhum indício que a ajuda virá de outro lugar para nos salvar de nós mesmos.

A Terra é o único mundo conhecido até agora para abrigar vida. Não há outro lugar, pelo menos em um futuro próximo, para onde nossa espécie possa migrar. Visitar, sim. Migrar, ainda não. Goste ou não, para o momento em que a Terra é o lugar onde nós fazemos o nosso show.

Dizem que a astronomia é uma experiência que ajuda a formar nossa personalidade. Talvez não exista melhor comprovação da loucura das vaidades humanas do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. Para mim, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservarmos e amarmos o pálido ponto azul, o único lar que conhecemos."


Carl Sagan


Dispensa considerações.

3 comentários:

Não se reprima: