terça-feira, 7 de maio de 2013

Plim!

Bem. Essa postagem é um tanto quanto... hm... polêmica? Não sei se essa é a palavra. Acontece que ela era pra ter sido uma das primeiras do blog. O que aconteceu? Encomendei um desenho ao meu ilustrador oficial e quando ele me entregou não tinha mais o timing. Não sei se ele ficou chateado por eu ter guardado por tanto tempo a figura sem usá-la. Desculpa, Guto, de verdade! Chegou o momento de expor a sua obra! : )

Trata-se de um vídeo quem alguém (acho que a Rebeca) me mandou uma vez e, nossa! Como a gente é levado a não ver o que ele mostra! Uma vez eu estava numa aula de sociologia com um professor fabuloso e ele disse uma coisa que eu achei fantástica: que a sociologia é o estudo da sociedade que se equipara àqueles negócios que suspendem o carro nas oficinas e nos permite olhar de baixo o funcionamento. Ele disse que é isso o que a sociologia faz: suspende a sociedade para permitir que observemos seu funcionamento de baixo. 



Acho que é bem isso o que faz esse vídeo. Ele retrata o mundo sob um ângulo bastante incomum. É um tanto quanto perturbador, até porque ele não diz exatamente o que devemos fazer com aquelas informações de forma a mudar o quadro, MAS, o legal é que ele dá conta de ampliar a visão de quem o assiste, conseguindo fazer com que repensemos alguns hábitos e tragamos ao consciente algumas coisas sobre as quais nunca pensamos. Bom, posso estar sendo meio Poliana, mas eu juro que isso acontece comigo. Somos criados num ambiente que nos induz a agir conforme algumas convenções e o vídeo alardeia o quão doentio isso é. Inclusive a alienação. Não tá entendendo? Assista: 


Já assisti três vezes e hoje uma professora exibiu em sala. Achei que era a hora.

Recomendo que se assista de quando em quando. Só pra reforçar, sabe como é? A gente respira convenções, é bom tomar um ar puro às vezes.


Só uma observação: entre anti-consumismo e comunismo há um abismo, ok? (Virou até uma riminha). Não preciso explicar muito mais pra quem me conhece, né gente? Também não quero entrar no mérito político aqui no blog pra não ofender ninguém. Aqui é um espaço de coisas leves, pra discussões políticas eu uso grupos do facebook.
; )

Quase me esqueço: mesmo esqueminha dos vídeos, ok? Se sair do ar, avisem nos comentários ou busquem por "A História das Coisas" no YT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se reprima: